Disque-Denúncia |Prêmio Tim Lopes 2014 e 2015
Contexto:
O Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo foi criado em 2001 com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o Disque-Denúncia e a imprensa investigativa.
Objetivo:
Em 2013 o Disque-Denúncia conseguiu patrocínio da Petrobras para voltar a realizar o prêmio que já não acontecia há 3 anos. A proposta era fazer um evento memorável, muito bem organizado, que retomasse a tradição, a importância e o valor do prêmio do meio jornalístico.
Ações:
- Para realizar o evento com o porte desejado pelo Disque-Denúncia, redesenhamos o modelo de evento, sugerindo um formato de premiação seguida de almoço, onde os convidados pudessem também interagir, em um ambiente sofisticado.
- Definimos os diferentes pontos de contato para a comunicação e uma linha gráfica com um conceito claro e bastante visual, que compusesse a cenografia do evento.
- Junto à Diretoria, montamos uma lista de possíveis apoios e trabalhamos com a equipe de captação.
- Coordenamos a equipe interna no Disque-Denúncia no relacionamento com a imprensa e patrocinadores/apoios, a empresa contratada de design para a elaboração do conceito, assumimos a produção do evento, do budget e da entrega de contrapartidas.
Resultados:
- Inicialmente contratadas para a gestão do projeto, acabamos assumindo a coordenação dele como um todo, inclusive a produção.
- Com os apoios adicionais, aumentamos o orçamento em 20%, podendo entregar um evento superior ao que o cliente tinha em mente.
- Foi uma cerimônia de alto padrão, emocionante, com ampla cobertura da imprensa, somando mais de 3 milhões em mídia espontânea.
- O patrocínio foi renovado e realizamos o projeto novamente em 2014, para realização do evento em 2015.
Fundação Viva o Som
Contexto:
A Fundação Viva o Som é uma iniciativa da WDH (William Demant Holding) para atender o público carente de Parintins, Amazonas. Região que conta com pouquíssimos recursos médicos e alta incidência de casos ligados à problemas auditivos.
Objetivo:
A Fundação conta com trabalho voluntário para atendimento da população. O objetivo foi divulgar sua existência para profissionais de fonoaudiologia nos congressos internacionais da empresa.
Ações:
O conceito do material se baseou na experiência única de poder fazer o bem numa região mítica como a Amazônia.
Criação de material de divulgação da Fundação Viva o Som para captação de voluntários durante o Road Show da Oticon:
• Diagramação de folder com desenvolvimento de conteúdo;
• Criação e produção de kit brinde;
• Edição de vídeo de apresentação.
Resultados:
- Divulgação da instituição (awareness) através dos materiais desenvolvidos, em duas apresentações internacionais (Dinamarca e Estados Unidos) para um público de mais de 100 pessoas com alto potencial de engajamento pela causa;
- 5 novos voluntários, preenchendo a agenda de 2014.
Prêmio Maravilhas Gastronômicas 2014
Contexto:
Em 2013 foi criado o Prêmio 7 Maravilhas do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de valorizar a produção gastronômica do Estado.
Objetivo:
Com o sucesso da primeira edição, a Free Spirit foi contratada para assumir a produção do evento, com o objetivo de torna-lo maior e mais profissional.
Ações:
- Trabalhamos durante 4 meses diretamente com os idealizadores/organizadores do prêmio que passou a se chamar Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro, uma vez que foram incluídas mais 3 categorias.
- Fechamos parcerias com a Unissuam e a Oxford Cristais com o objetivo de fechar a cadeia formação/produção/consumo.
- Cuidamos diretamente de toda a produção, em interface direta com a Firjan e com os fornecedores que contratamos para a premiação, viabilizando a execução de um evento desafiador que incluía uma feira seguida de premiação, quantidades significantes de álcool para a degustação de cachaças e cerveja artesanal, uma cozinha compartilhada, mas coesa, pelo buffet contratado e a ecohef que desenvolveu os pratos com os produtos concorrentes.
Resultados:
Nesse esforço conjunto, o evento foi transferido para a Firjan, para abrigar sua nova estrutura que contou com os seguintes números:
- 104 produtos participantes x 60 em 2013
- 44 municípios representados x 22 em 2013
- 53 produtos na feira de degustação x 22 em 2013
- Público de 300 pessoas x 200 em 2014
- Renovação da parceria com o compromisso de novo crescimento do prêmio para 2015.
Froien Farain
Contexto:
Prestes a completar 90 anos de atuação, o Froien Farain iniciou um amplo processo de modernização e profissionalização da gestão para se manter vivo e relevante dentro da comunidade judaica.
Objetivo:
Realizar um trabalho contínuo junto à Diretoria de Comunicação, com o objetivo de mudar a imagem da casa, atraindo um público mais jovem que possa contribuir com as campanhas realizadas pela Sociedade.
Ações:
- Agimos no planejamento, desenvolvimento e operação dos novos canais de relacionamento, como site, newsletters, redes sociais, campanhas, plataforma de doação online para pessoas físicas e de financiamento coletivo.
- Criamos e coordenamos uma campanha de visitação a médicos para divulgação dos serviços que a casa oferece para a comunidade em geral.
Resultados:
- Com a organização do banco de dados e a comunicação permanente e consistente realizada através dos canais que criamos, criamos de fato uma comunidade replicadora das necessidades do Froien Farain.
- Em 2 anos trabalhando juntos, realizamos 8 campanhas de financiamento coletivo de sucesso, com alcance do valor total em metade do tempo previsto.
- Equilibramos a balança de saída/entrada de associados.
- Temos uma página no Fabebook ativa com cerca de 1000 fãs e alcance médio de 350 visualizações por post não-patrocinado.
- Nossa base de dados atual está com 1.400 pessoas, que quinzenalmente recebem nossa newsletter, com uma média de abertura/leitura de 24%, 1% acima da média de empresas non-profit.
- O trabalho continua para além desses resultados com um planejamento constante, onde sempre pensamos em estratégias que extrapolam a comunicação convencional, pensando em parcerias, adaptando ações de marketing de outros segmentos ao nosso, inovando juntos.